Boa noite a todos e todas, depois de três meses em hiato eu voltei para a alegria de vocês.
Quero hoje discutir o machismo no meu estágio, para quem não sabe, sou estagiário em um hospital na cidade de Belo Horizonte, no setor de TI. Legal né? Sim, em partes, o setor de informática é tão bom quanto ruim. É um setor de oportunidades… se você é homem, se é mulher… bem… terá que lidar com nós, os homens. Estou no estágio há dois meses e minha sala tem dois estagiários também homens. Basicamente o setor é de homens, os estagiários ficam em uma sala separada, com isso em mente vamos viajar nas profundezas de um setor de homens com menos de 35 anos.
É de se imaginar que três homens em uma sala falem coisas de homens e isso inclui ser babaca. Já deixo claro que homem não “amadurece” depois das mulheres, o que nós queremos é ter nossas atitudes validadas por nossos pares, segundo meu coleha de equipe, “homem só casa com mulher por causa do órgão feminino reprodutor, pois tirando isso casaríamos com homens, as mulheres são muito complicadas”, e ao falar isso ele teve a aprovação do grupo, sim eu também validei esse comportamento, eu não disse que concordava, mas me omiti, no máximo disse que todo mundo é complicado. Para o homem ser machista, ele só precisa de outro homem que o apoie, um outro colega hoje no dia 11 de Setembro de 2020 ao voltar do refeitório viu uma garota com uma blusa branca onde dava pra ver o top que ela estava usando, ele achou um absurdo, disse que se fosse uma outra empresa a garota não poderia trabalhar. Nesse momento fingi que estava focado no trabalho. O ápice foi o outro estagiário perguntar se tinha foto da menina de top pra ele ver, claramente todos foram contra, mas o homem mesmo após a negativa se sentiu a vontade para perguntar isso sem pensar duas vezes.
Nesse breve texto não quero posar de herói, afinal vocês acabaram de ler como eu simplesmente fui uma pessoa omissa e validei os comentários de meus colegas. Parece absurdo, e é muito absurdo, toda a situação, já escutei que as mulheres não servem para cargos de comando pois são emotivas, vi meus pares darem notas para as mulheres como se fossem algum tipo de comida e simplesmente dei uma risada sem graça. É constrangedor participar da situação, mas ainda sim é um estágio, um trabalho, a questão é que mesmo sabendo de tudo isso você precisa participar da equipe de seu trabalho. A luta contra o machismo é totalmente feminina, para os homens é um misto de constrangimento, vergonha, decepção.
Ainda não existe um final feliz para a situação, o mínimo que nós homens que estamos constrangidos com toda a situação podemos fazer é não reproduzir esse comportamento e se possível repreender a outra pessoa. Se fosse para dar nota aos meus colegas, seria um singelo 4/10 pois essa atitude é humilhante para eles mesmos, para mim como colega de trabalho e para grande parte das pessoas que querem apenas viver tranquilamente.
#micheque
Comentários
Postar um comentário