Em plena madrugada de insônia, preso em pensamentos tive uma epifania e nela a seguinte pergunta:
Por que a Solidão dói?
Seria uma defesa natural, que para nos obrigar a reproduzir causa angústia e desconforto, logo ficar sozinho é igual a sofrimento, fazendo então que busquemos um par.
Ou algo totalmente humano, social?
Conforme evoluímos nos tornamos seres sociais, então a interação com outros seres se torna crucial em nosso desenvolvimento.
Mas graças a lógica deturpada de nossa sociedade corrompida estar só é o maior símbolo de fracasso existente, seja romanticamente ou socialmente, não existe felicidade ou sucesso fora dos termos, somente a dor e desesperança.
Estamos cercados por todos os lados por casais felizes e realizados nas séries, filmes, revistas, quadrinhos e redes sociais. Manipulados por todos os lados e por diversos motivos, seja o governo necessitando que mais crianças nasçam conforme as taxas de natalidade caem, o sistema capitalista que lucra desde o primeiro encontro até a morte pois quanto mais pessoas mais dinheiro e até mesmo as religiões, que impõe celibato até o casamento com risco de punição divina para os “devassos” e ridicularização dos solteiros.
Com tanta pressão envolvida, qualquer minuto sozinho incomoda e como uma droga nós queremos cada vez mais, viciados por atenção enquanto esquecemos de nós mesmos, não enfrentando nossos medos e inseguranças, fazendo com que nossos sentimentos sejam somente borrões em nossa fuga incessante da realidade em busca da felicidade prometida.
Aos que, porventura não sentem atração ou tem problemas de socialização, não existe braço forte e muito menos mão amiga, serão rebaixados e dificilmente respeitados, vivendo uma luta constante entre seus sentimentos e a vida “real”.
Estar só com seus pensamentos traz reflexão, libertação. Procuramos uma felicidade exterior antes da interior, amamos incansavelmente os outros mas nunca nós mesmos, queremos conhecer e entender a todo custo o ser e o universo sem nunca nos conhecer.
No final o que nos faz humanos, a sociabilidade, infelizmente nos destruirá.
Nunca conseguiremos forjar elos duradouros de paz e cooperação sem antes compreendermo-nos.
Obrigado, o mundo ainda não está perdido
ResponderExcluir