Pular para o conteúdo principal

Belo como construção cultural

Boa noite, ao confeccionar um texto para minha aula de filosofia, gostaria de compartilhar com vocês a reflexão sobre o belo.

"Beleza? Belo? O que é agradável a mim pode não ser agradável a ti. Porém a falta de definição ou até mesmo as muitas definições para o belo, não são recentes nem tão pouco serão cessadas num futuro distante. Vários filósofos já discorreram sobre o tema, entretanto nenhuma opinião deles será exposta no texto. Continuando, a beleza já era fruto de desejo desde os tempos antigos, não com a mesma obsessão, não com o mesmo modelo, mais ainda assim as pessoas daquela época buscavam se integrar nos padrões.

A referência do belo nada mais é que a representação do pensamento da população de determinado período da sociedade, ou até mesmo de determinada cultura. Sendo assim, o belo do qual me refiro não se implica na subjetividade de cada indivíduo, mas de uma construção sociocultural – no mundo das aparências- e ao longo dos anos, variando-se entre esses fatores. Não é à toa que temos o chamado modismo (o estar na moda) –algo que surge de repente, a maioria adere, para logo depois cair no esquecimento ou não-, se hoje existe uma valorização maior por corpos magros, exalando “falsa naturalidade” em troca de status e likes, nada mais é do que uma consequência dessa procura pelo corpo perfeito com sinônimo de beleza.

Faz parte da necessidade humana de ser, se integrar e comunicar com seus “semelhantes” formando um conjunto, afinal, somos seres políticos e devido a isso nos adaptamos ao meio para nos tornar aceitáveis e assim conseguir conviver em grupo. Deixo claro que, não estou exaltando os padrões impostos, mas sim afirmando que são eles, quer queira quer não que acabem por definir o ser.

Entretanto é válido ressaltar que apesar disso o desenvolvimento crítico é muito importante, juntamente com o olhar subjetivo, tanto que sem eles não teríamos vanguardas e vertentes famosas e transformadoras no mundo da arte- um ressalte maior para as vanguardas europeias, surgidas em um período entre guerras e que derrubou com esses padrões estabelecido-. Cabe ao indivíduo a decisão de seguir os padrões estéticos e comportamentais impostos pela sociedade burguesa, sua decisão não vai lhe fazer com que fique mais nem menos belo, mas vai determinar a qual mundo ele despertará o interesse: o mundo das aparências ou das essências. Assim, finalizo o texto como comecei: Seja beleza, belo ou se de fato se refere ao agradável, este ainda será um tema cheio de definições indefinidas."
Nolasco

Comentários

Mais vistas

Feliz dia!

Boa noite a todos que leem esse humilde blog.             Hoje 8 de março de 2019 é dia internacional da mulher, uma data dentre várias onde que as mulheres continuam morrendo por feminicidio, e para quem não sabe é a mulher morrer por ser mulher. Já pensou em morrer por ser homem, um belo dia você chega em casa e de repente você apanha durante 12 horas pelo simples fato de sua mulher ou ex-mulher não aceitar o fim do relacionamento. Isso não é o fim, após esse espancamento e humilhação você aparece no jornal em um estado deplorável e ainda vai escutar de pessoas que a culpa é sua por não ter mandado essa pessoa embora ou ter feito algo. Parece ruim né? E realmente é, isso acontece todos os dias com alguma mulher, a história se repete só mudam os nomes e o sexo, as mulheres não precisam de um dia, elas precisam de respeito e compaixão por 365 dias (366 dias se for bissexto) tenho certeza que elas trocariam esse único dia por...

Oi, Nolasco aqui!

Boa Noite, Eu sou a Nolasco, e assim como os outros autores deste blog, estarei aqui compartilhando pensamentos, idéias e tudo que for ligado a nós como pessoas ou não. Bom, já peço que não esperem um posicionamento político forte de mim. Tenho 16 anos, estou cursando o último ano do ensino médio e não tenho ideia do que fazer da minha vida. Meus gostos são bastante ecléticos, ás vezes amo doce mais que salgados, ás vezes amo mais salgados do que doce,  tenho fobia de insetos (principalmente baratas-voadoras), já passei muita vergonha nessa vida, já fiz coisas que me arrependo e já fiz coisas que me orgulho. Assim como cada um de vocês, possuo uma bagagem de experiências, sentimentos e lembranças que é o que eu sou. Neste dia especial, que é o Dia da Mulher, e por eu ser mulher também, acredito que o caos que se instala na sociedade atual é no mínimo aterrorizante. As pessoas estão se concentrando em mais discursos de ódio, estão tratando política como um campeonato de futebol, o...

Em plena madrugada de insônia, preso em pensamentos tive uma epifania  e nela a seguinte pergunta: Por que a Solidão dói? Seria uma defesa natural, que para nos obrigar a reproduzir causa angústia e desconforto, logo ficar sozinho é igual a sofrimento, fazendo então que busquemos um par. Ou algo totalmente humano, social?  Conforme evoluímos nos tornamos seres sociais, então a interação com outros seres se torna crucial em nosso desenvolvimento. Mas graças a lógica deturpada de nossa sociedade corrompida estar só é o maior símbolo de fracasso existente, seja romanticamente ou socialmente, não existe felicidade ou sucesso fora dos termos, somente a dor e desesperança. Estamos cercados por todos os lados por casais felizes e realizados nas séries, filmes, revistas, quadrinhos e redes sociais. Manipulados por todos os lados e por diversos motivos, seja o governo necessitando que mais crianças nasçam conforme as taxas de natalidade caem, o sistema capitalista que lucra desde o pri...